mAQUIAVEL
UNIDADE DE PARANAVAÍ
FICHAMENTO DO LIVRO
O Príncipe - Maquiavel
Aluno (a): Letícia Rafaela de Carvalho RA:138045
Professor: Antonio Darienso Martin
Curso: Direito
Disciplina: Ciência Política
2013
Bibliografia
MACHIAVELLI, Niccolo. O príncipe: Maquiavel, trad. Carlos E. de Soveral. Lisboa: Guimaraes & Cia, 1984. 121p.
Sobre a obra:
O Príncipe foi escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, demonstra a situação política Italiana no período renascentista. Na qual Florença era governada pela família Médici e passava por um momento conturbado com freqüentes guerras. A obra de Maquiavel tem valor histórico prestimavel humanidade e foi a primeira obra a diferenciar política de moral. Alem disso Nicolau Maquiavel era historiador, poeta, diplomata, músico italiano do Renascimento e é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna.
Capítulo I
De quantas espécies são os principados. E quantas são as maneiras em que se adquirem
Citações
Como claro na obra os principados podiam ser adquirindo por “merecimento” ou por domínio, aonde os interesses vinham muitas vezes a tona por parte da população.
“Os principados ou são hereditários e seu senhor é príncipe pelo sangue, de longa data, ou são novos.” (p.1)
Capítulo II
Dos principados hereditários
Citações
Como desmostrato os governo ligados herança consangüínea, apresentam varias dificuldades de se conservar, visto que deve manter o proceder do anterior e ter tolerar ao surgir novos obstáculos.
“Digo. pois. que nesta qualidade estados ligado á família de seu príncipe, menores que apresentam os óbices de os conservar.”(p.2)
Capítulo III
Dos principados Mistos
Citações
O conquistador pra manter os principados mistos deve seguir estas principais regras: extinguir a linhagem do antigo governante, manter as leis e impostos. Alem disso a maneira mais eficaz é ir habitar.
“Quando se conquista,