Maquiavel
Capitulo I
- De quantas espécies são os principados e de que modo que são adquiridos. Neste capitulo Maquiavel fala sobre os tipos de principados : novos e hereditários. Os hereditários são quando seu sangue senhorial é nobre a longo tempo já,ou novos. Os novos podem ser totalmente novos,ou o são como membro acrescidos ( quando você não pertencia ao principado,mas por alguma forma “ casamento ou acordo” você começa a pertencer.
Capitulo II
- Dos principados hereditários As dificuldades para o governo hereditário são menores do que pro governo novo, pois o povo já está acostumado como tipo de governo diferente de um novo governo. Mesmo se o governo hereditário decair,ele possui força suficiente para voltar ao poder.
Capitulo III
- Dos principados mistos Nos principados novos residem as dificuldades. Estados conquistados ou anexos a um Estado antigo ou pertencem a mesma província, ou a mesma língua ou não pertencem a ele. Quando pertencem é fácil mante-lo ; quando não pertencem surgem dificuldades e é preciso que haja boa sorte e habilidades para mante-los. É necessário que se instale colônias em um ou dois pontos. Regra geral que nunca ou raramente falha “quem é causa do poderio de alguém,se arruína porque este poder resulta ou da astucia ou da força e ambas são suspeitas para aquele que se torna poderoso.”
Capitulo IV
- Porque o reino de Dario que Alexandre ocupara não se rebelou contra seus sucessores após a morte de Alexandre. Sempre os reinos foram governados de duas formas,por um príncipe e seus assistentes ;ou seja por um príncipe e vários barões,esses barões são legados do príncipe por laços de natural afeição. Estes que estão de junto do príncipe. São os nobres,os prestigiados,mas dentre esses há quem espere por inovações. Estes podem abrir caminho parar um invasor tomar o poder,facilitando sua vitoria,vê-si assim que depois não bastará aniquilar apenas família do príncipe mas também os nobres que estarão