Críticas de Aristóteles a Platão
Ou seja, ele teve acesso a teorias do Platão.
A teoria das idéis do Platão defendia o Inatismo(nascemos como princípios racionais e idéias inatas, como por exemplo o infinito;não temos experiencia do infinito)
A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
A segunda forma foi elaborada por Aristóteles, o Realismo que mais tarde seus princípios serviram de base para o Emperismo.
A maior crítica de Aristóteles a cerca da teoria das idéias de Platão esta na capacidade de captar o mundo pelos sentido, Aristóteles acreditava ser possível e seu mestre refutava essa idéia.
Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adquiridas através de experiência.
Mundo Inteligivel é o Mundo das ideias, descrito no mito da caverna de Platao Ex: sabemos o que é uma cadeira, independente de sua forma, pela idéia de "cadeira" que possuimos.
Mundo Sensivel, pelo contrario, seria o Mundo material,o que tocamos.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
Podemos defender Aristóteles, dizendo os problemas sobre a teoria das idéias apresentada por Platão, como por exemplo sua teoria diz que você vem ao mundo com suas idéias já formuladas e que essas idéias são intemporais
Já a tese formulada por Aristóteles permite essa diferença, pois as idéias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a experiência e nem todos tem as mesmas experiências.