Aristóteles
2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
Considerado um dos maiores pensadores da antiguidade, Aristóteles estabeleceu um sistema filosófico que tinha a pretensão de abranger todas as áreas do conhecimento.
Seu sistema estabelece as condições metafisica do mundo, enumera as explicações sobre o mundo natural, fazendo pesquisar empíricas detalhadas nas áreas da biologia, botânica e zoologia, assim como conduz seus pensamentos para política, a arte e a lógica.
Sua conduta era mais experimental que a platônica e sua influência foi tão decisiva que durante certo período da idade média podia até ser conhecido como “o” filósofo.
Para dar conta de todos os seus objetivos, sua obra acabou ficando muito vasta. Abordaremos, um panorama geral da filosofia aristotélica que permitirá localiza-la na historia do pensamento.
2.2 Objetivos Específicos
Evidenciar a vida e projeto filosófico de Aristóteles, seus trabalhos, a crítica a Platão, a visão aristotélica do mundo, “o ser” e sua teoria do conhecimento.
3.Justificativa
O estudo sobre a Filosofia Antiga nos coloca em contato com a base, com a fonte da busca racional de respostas para diversos problemas sem respostas. Aristóteles foi um dos primeiros filósofos, e suas teorias influenciaram toda a busca racional por respostas no Ocidente. Assim, estudar este filósofo é importante para que busquemos esclarecer as razões para o surgimento da Filosofia como busca racional por respostas. Esclarecer o porquê de essa atividade, a Filosofia, ter se tornado o principal veículo de indagação ao longo da História Ocidental é procurar entender como funciona a nossa atividade racional.
Problematização e Desenvolvimento
Aristóteles - Vida e projeto filosófico
Foi estudante da academia de Platão por 19 anos e discípulo brilhante do mestre. Todavia, acaba por romper com os ensinamentos platônicos. De fato, Aristóteles sai em busca de sua própria filosofia, a partir de uma crítica ao pensamento de