Maquiavel
1)Ah, dividida Itália, imersa em fel..
-Sopram novos ventos:
O Feudalismo tem sua economia baseada na posse de terras, sustentada na relação de suserania e vassalagem(relação senhor e servo). O clero assume papel de suma importância pois contribui severamente a concepção de mundo existente, fundamentando os princípios morais, políticos, jurídicos e educacionais.
A partir do século XIV, o feudalismo se encontra em crise devido aos artesões e comerciantes que compraram a sua liberdade e instalaram-se em burgos conforme a ação transformadora embora lenta, implantada por estes indivíduos substituirá o feudalismo pelo capitalismo. Só nos séculos XVIII e XVIII é que o poder político dessas classes emergentes consolidar-se-á.
O Renascimento é caracterizado como fase de transição da velha concepção de mundo que ainda não morreu e do novo em busca de expressão, portanto, há uma coexistência de contradições.
O Desenvolvimento do capitalismo:
Ao final da Baixa Idade Média destacam-se 2 polos comerciais marítimos:
-O Mar Mediterrâneo: onde comerciantes italianos (Veneza e Gênova) compram produtos das Índias por intermédio de muçulmanos, a fim de revendê-los na Europa.
-O Mar do Norte e Mar Báltico: dominado pelos mercadores de Flandres
Em 1453, os turcos tomam Constantinopla o que dificultou a circulação de mercadorias providas do Oriente. Esse fato gerou a necessidade de novas rotas à Índia, dando início ao Ciclo das Grandes Navegações. Além disso, a Europa estava cheia de rotas terrestres e fluviais, as quais estabeleciam ligação entre os pontos de comércio, onde havia cruzamentos, surgiam às feiras.Os mercadores criaram organismos de defesa dos interesses comuns devido a empreitada de alto risco que a atividade mercantil acarretava.
A diversidade de moedas utilizadas nas férias necessitou da competência dos cambistas para efetuar trocar equivalentes, os quais passaram a também fazer empréstimos e a