Maquiavel e Poder Eclesiástico
O poder eclesiástico é o poder da igreja. É o poder que a igreja exerce sobre seus fiéis. Esta com promessas de salvação eterna influenciavam o pensamento das pessoas, contrapondo a politica das leis escritas já que as leis de Deus eram morais, invisíveis. Um dos motivos para o poder da igreja crescer foi à crise do Império Romano, que torna a igreja o único poder centralizado que resta. A igreja persuadia de forma com que quem obedecesse a leis de Deus teria a salvação de sua alma, tendo a comunidade dos bons e justos, separada do poder imperial que diziam ser o reino dos homens que era demoníaco.
Quais as formas de controle político?
Definir Teologia politica
A teologia política foi elaborada a partir da Bíblia, e das ideias de Aristóteles, Platão e Cícero. Essas ideias precisavam ser conciliadas a Bíblia já que o poder teocrático é dado por Deus, essa fusão não foi fácil, pois a Bíblia não podia ser considerada racional assim como as ideias dos filósofos. Quem recebia esse poder divino eram os reis, homens escolhidos por Deus, e que o representariam diante de seus súditos. A monarquia teocrática foi formada a partir de um pacto de submissão dos súditos ao rei, ou seja, o rei tendo o poder por Deus estava acima das leis, tendo poder absoluto e não podendo ser deposto ou mesmo julgado. Mesmo se o rei fosse tirânico ou injusto, ele não poderia sofrer qualquer tipo de punição, pois esses atos eram o meio de Deus punir os súditos que estavam sendo pecadores. No topo dessa hierarquia encontrava-se o papa tendo o poder espiritual, e o rei com o poder temporal, e esse era o meio político, usando Deus como força maior e os inferiores deveriam obedecer a seu representante na terra, no caso o rei.
Definir poderes espiritual e temporal.
O poder espiritual era o poder do qual o papa se encarregava. Exatamente como no temporal havia normas, regras, e punições, porém não para viver bem na sociedade e sim para salvação da alma, para que