sistema respiratorio
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões, como explicado abaixo. Mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias, enquanto que nos artrópodesterrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traqueias.
Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e celenterados, assim como nas "plantas" (no sentido da taxonomia de Lineu), não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo e o meio ambiente.
Sistema respiratório dos vertebrados terrestres
Os órgãos do sistema respiratório dos vertebrados terrestres, além de dois pulmões, são: cavidade bucal, nariz, fossas nasais, boca, faringe (nasofaringe), laringe, traqueia, brônquios (e suas subdivisões), bronquíolos (e suas subdivisões), e os alvéolos pulmonares reunidos em sacos alveolares.
A cavidade bucal substitui o nariz quando este está entupido, seja por causa de um resfriado ou por outro motivo. Muitas vezes respiramos pela boca quando estamos dormindo.
Mas o correto é a respiração pelo nariz por causa da presença dos pêlos, que servem para filtrar as impurezas do ar (experimente limpar um quarto sujo e com pouca circulação de ar, e você verá a quantidade enorme de poeira que ficou presa nos pêlos). Por causa disso, nunca devemos aparar totalmente estes pêlos. Nariz: Situa-se no centro do rosto e a parte exposta recebe o nome de nariz externo e o interior recebe o nome de cavidade nasal. As fossas nasais são compostas por duas cavidades (aberturas) paralelas, que se iniciam nas narinas e terminam na faringe. A função delas é aquecer e filtrar o ar que entra no sistema. O septo nasal