Nicolau Maquiavel final
Aluno: Daniel Melo – Professora Laudecy
Nicolau Maquiavel
Maquiavel foi um escritor, político, diplomata, historiador e pensador italiano. Autor da obra-prima "O Príncipe". É considerado o pai da Ciência Política. Nasceu na Cidade de Florença (Itália) em 3 de maio de 1469. Foi o terceiro de quatro filhos e não teve muitos recursos financeiros. Nicolau morreu aos 58 anos de idade na mesma cidade em que nasceu, em 21 de junho de 1527.
Filosofia:
...Para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade… (Maquiavel Editora cultural 1983 – Página 63 – Parágrafo 2)
Homem:
...porém, saber empregar convenientemente o animal e o homem...
(MAQUIAVEL, Editora Cultural 1983, p.73 - Parágrafo)
Congruência:
A filosofia de Maquiavel fala que o homem tem que usar seu lado mal, sendo ou deixando de ser quando for necessário buscando isso dentro dele, pois o bem e o mal estão dentro do homem. No seu pensamento de homem ele deve saber empregar convenientemente o animal (seu lado agressivo e instintivo) e o seu lado homem que seria o lado bom (sensível e humano). Juntando a seu pensamento filosófico e seu pensamento sobre o homem temos uma junção de que um líder tem dentro dele duas naturezas que podem ser controladas segundo a necessidade.
Deus:
...E sendo eles regidos por poderes superiores, aos quais a razão humana não atinge, deixei de falar a respeito… (MAQUIAVEL, 1983, Editora Cultural, p. 45 – Parágrafo 1)
Religião:
...Resta-nos, somente, agora falar dos principados eclesiásticos...
(Maquiavel, Editora Cultural 1983 - Página 45 – Parágrafo 1)
Congruência:
Não há congruência, pois o autor trata a Divindade com o verdadeiro Deus no primeiro pensamento (Deus) sem relação com a política e algo que a mente humana não pode explicar, já no segundo ele trata a religião como parte da política (principados Eclesiásticos), algo fora da divindade e não espiritual tratando-se