Maquiavel, Nicolau - Cap. 1 ao 8
Ciências Sociais
Fundamentos do Pensamento Político
Professora: Ana Montoia
Aluna: Taís Crhistina Santana Gomes
Nicolau Maquiavel
Resumo: O Príncipe
Capítulo XIX: Como se pode evitar o desprezo e o ódio.
O príncipe nunca deve ser odiado pelo povo, porem deve também poupar o desespero da nobreza evitando assim sua ira, caso contrário será facilmente deposto.
Os príncipes devem ainda tomar cuidado para que suas decisões sejam irrevogáveis, além de sempre buscar a grandeza dos seus atos, quando possível os tornando extraordinários para assim construir uma reputação ilibada e um elevado prestigio e se ainda forem reverenciados por seus súditos este soberano estará quase que intocável.
De modo que só lhe restará um preocupação, visto que seus súditos não possuem motivos para odiá-lo restará apenas as potencias estrangeiras e contra essas bastas bons amigos que por conseguinte terão boas armas, Em suma os príncipes sábios tentam sempre não aborrecer os grandes e agradar o povo tomando cuidado para não injuriar alguém de cujos serviços se utilize.
Capítulo XX: A utilidade de construir fortalezas e de outras medidas que os príncipes adotam com frequência
Afirma que o monarca não deve desarmar os seus cidadãos, pois se o fizer demostra pouca confiança podendo causar revolta no povo, sendo prejudicial ao príncipe, porém na aquisição de um novo estado não se deve arma-lo de modo que o poder militar permaneça nas mãos do seu exercito, evitando assim qualquer ousadia por parte do estado conquistado.
Sobre as fortalezas diz que só são necessárias se o soberano temer mais seus súditos do que os estrangeiros, caso contrário elas não precisam existir, pois o povo o protegerá e caso este falhe não será preciso muito esforço para que retome o seu lugar. Não confiando a sua defesa apenas as fortalezas, pois melhor a amizade e estima do povo do que aos muros. Capítulo XXI: Como deve agir um príncipe para ser estimado.