Historia classica até feudalismo
Viviam na cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia, eram comandados por patriarcas. Conduzidos por Abraão foram em busca da “Terra Prometida”(Palestina), onde ficaram por 3 séculos e após uma seca emigraram para o Egito onde permaneceram sob o domínio dos faraós.
Em 1250 a.C. conduzidos por Moisés os hebreus fugiram do Egito (Êxodo)
Para reconquistar a Palestina os hebreus lutaram contra os povos locais e foram governados por juízes, neste período desenvolveram a economia comercial.
Tiveram de adotar a monarquia para centralizar o poder e enfrentar os inimigos. No reinado de Salomão foi criado o Templo de Jerusalém.
Após a morte de Salomão o povo hebreu se dividiu em reino de Israel e reino de Judá. EM 722 a.C. Israel foi conquistado pelos assírios e em 587 a.C. o reino de Judá foi conquistado pelos neobabilônicos que destruíram o templo de Jerusalém e aprisionaram os hebreus levando-os para a Babilônia. Só em 538 a.C. quando os persas conquistaram a Babilônia os hebreus voltaram a Palestina. Em 1948 foi fundado o Estado de Israel após lutas travadas com palestinos que lá habitavam
Os hebreus edificaram o judaísmo
Fenícios
Dedicaram-se à navegação marítima e estabeleceram relações comerciais com os povos vizinhos, além da criação do alfabeto.
A fenícia era formada por cidades autônomas (cidades-Estados) e o titulo de rei era transmitido hereditariamente.
Persas
Por volta de 1500 a.C. medos e persas invadiram o planalto do Irã. Ao final do século VII a.C., os medos tinham um estado organizado e dominavam os persas. Mas em 550 comandados por Ciro, os persas venceram a dominação dos medos e promoveram a unificação dos 2 povos, formando um império. Ao tentar conquistar a Grécia, Dário I foi derrotado na Batalha de Maratona que marcou o fim da expansão persa. Em 330 o Império Persa foi conquistado pelos macedônios.
Durante o reinado de Dário I o Império foi dividido