Formação do feudalismo
Modo de produção feudal: Sistema de organização social e político caracterizado pela economia de consumo do tipo natural (produção para o consumo) e no máximo efetuava-se o escambo, devido às dificuldades de comércio e a quase inexistência de moeda, sociedade estática e poder político descentralizado e relação servil de trabalho. Perdia-se a noção de Estado.
Obs. Importância de se estudar história é desvendar o passado, entender o presente e almejar um futuro sem os problemas que outrora ocorreram (ou ao menos minimizados) e que desgastaram uma vida ou uma sociedade inteira e para com direito não é diferente, pois se trata de uma construção feita a partir de manifestações anteriores.
O feudalismo pode ser bem representado pela expressão: poucos rezam, alguns combatem e muitos trabalham, onde encontramos os três elementos principais da sociedade feudal, a saber, a classe dominada: servos, e os dominadores o clero e os senhores feudais além dos vassalos e cavaleiros num patamar mais inferior. Outra importância que notamos no estudo do feudalismo é que não se tratava de “uma idade das trevas” e de atraso da humanidade, como aprendemos e sempre foi retratado e sim uma época nebulosa e tumultuada onde a atitude mais importante era a de garantir a segurança e de sobrevivência, devido às instabilidades provocadas pelas invasões dos chamados bárbaros após o declínio do império romano que representava uma unidade econômica e cultural através de um exército forte, ou seja,