Comunicação Escrita
1- USANDO ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR:
Escolha a melhor estratégia para dar início à sua tarefa.
ESTRATÉGIA
Questionar
O QUE FAZER
Supondo que você esteja na pele do leitor, tente encenar as perguntas que você faria sobre o tema.
Esboço tradicional
Antes de começar, crie uma estrutura lógica e organizada para seu documento. Esboço “brainstorming” Associe, livremente, idéias existentes para descobrir conexões entre elas.
Escrever livremente
Quando você tiver falta de idéias, estimule sua imaginação escrevendo aleatoriamente. Quando quaisquer idéias que tenha gerado são colocadas lado a lado com a análise que você efetuou a respeito de seu propósito, de seu público-alvo, dos pontos principais e de sua estratégia, normalmente surge um ou mais pontos de partida.
1.1 COMECE O DOCUMENTO QUESTIONANDO:
Imagine que perguntas seus leitores poderiam ter sobre seu tópico. Ao responder às questões que gerou, você conseguirá completar a maior parte de seu esboço.
• O questionamento não somente ajuda você a prever as respostas de seus leitores; ajuda também a assegurar, antes de escrever seu tópico, que poderá responder a todas as perguntas dos leitores.
• Você também será capaz de determinar se disse aos leitores o que eles precisam saber. Isso evitará o constrangimento de circular um documento que não tenha sido integralmente ponderado. 1.2 O ESBOÇO TRADICIONAL:
Você, provavelmente, aprendeu na escola a começar a escrever com um esboço tradicional. Este tipo de esboço funciona melhor para aqueles que são capazes de visualizar uma estrutura lógica para um documento antes de escrevê-lo. Um esboço tradicional utiliza letras e algarismos romanos e arábicos para indicar os níveis de informação.
1.3 O ESBOÇO FEITO COM “BRAINSTORMING” (chuva de idéias):
Esse tipo de esboço nada mais é do que a forma livre de anotar rapidamente idéias tão logo elas surjam em sua mente. A livre associação estimulada por esse tipo de trabalho ajuda a