História e Evolução do Computador
UFF – Universidade Federal Fluminense
Disciplina: Introdução à informática – Professora: Luciana – Turma C1
Aluno: Francisco Corrêa Dias – Curso: Engenharia Civil
História e Evolução do Computador
A maioria das pessoas imagina o computador como uma ferramenta tecnológica do presente. Isso porque muitas vezes não tem o conhecimento da história e evolução desse aparelho. Na época dos nossos bisavós os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. Este tipo de sistema, comum na forma de caixas registradoras era bastante utilizado naquela época.
No final do século XIX surgiu o relê, um dispositivo eletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contatos metálicos. Os relês podem ser considerados uma espécie de antepassados dos transístores. Suas limitações eram o fato de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos.
O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910-1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.
Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas,que foram usadas para criar os primeiros computadores eletrônicos, na década de 40. As válvulas já eram bem mais rápidas que os relês, atingiam frequências de alguns Megahertz, o problema é que aqueciam muito, consumiam muita eletricidade e queimavam-se facilmente. Construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e muito caro.
Apesar de tudo isso, os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais. A Marinha americana,