História e evolução dos computadores
Computador: máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculos, desenho industrial, imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo era mais associado a cálculo, dada sua origem. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação.
Atualmente as formas mais comuns de computador são os dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
Evolução dos Computadores:
- Geração Zero (? - 1945) – Mecânicos
Voltados para cálculos. - Primeira Geração (1945 - 1955) – Válvulas As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC Problemas: - Pouca confiabilidade; - Tinham dispositivos de entrada/saída primitivos (cartões perfurados); - Baixa velocidade; - Custo elevado; - Grande quantidade de energia consumida; - Necessitavam de grandes instalações de ar condicionado para dissipar o calor. - Segunda Geração (1955 - 1965) – Transistor - Início do uso comercial - Os computadores ficaram menores (transistor 100 vezes menor que a válvula), - Redução do número de falhas e a dissipação de calor. - Não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. - Terceira Geração (1964 - 1980) – Circuito Integrado Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados