HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
O primeiro computador surgiu em 1946 com finalidade de calcular trajetórias balísticas em uso militar, porém a máquina só ficou pronta um ano após a guerra ter terminado. Ele ficou conhecido como ENIAC. Pesava mais de 30 toneladas e ocupava um andar inteiro.
A partir deste período então, a indústria só evoluiu, produzindo aparelhos mais simples como as máquinas eletromecânicas e calculadoras de válvulas até aos poderosos computadores eletrônicos com altas potências.
A primeira geração dos computadores (1951-1958) foi marcada pelas válvulas a vácuo em que eram utilizadas como componentes internos do computador. Elas geravam muito calor, provocando diversos problemas quanto à regulagem da tempeatura e controle climático. Além disso, as válvulas queimavam frequentemente e a linguagem numérica da máquina dificultava a programação e consumia muito tempo. Foi o primeiro computador construído para uma aplicação comercial.
A segunda geração (1959 – 1964) foi a época da criação do transistor, um pequeno dispositivo que transfere sinais eletrônicos através de um resistor. Esse dispositivo revolucionou a informática, pois ele é muito menor que as válvulas, não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor, eram mais rápidas e confiáveis. A linguagem do computador passou a ser através de símbolos, o tamanho da máquina diminuiu, porém ainda era muito cara e usada apenas por negociantes, universidades e organizações governamentais. A terceira geração (1965 – 1970) foi marcada pelo circuito integrado, o qual apresentava várias vantagens como, confiabilidade, tamanho reduzido e baixo custo. Os computadores foram usados