Maquiagem anos 60 e 70
Curso Técnico de Estética – Facial e Corporal
Ana Lúcia Dalabona
Evelin
Eliane
Flávia Marques
Jaqueline Gogola
Kielen
Laressa
Sheila Duleba
MAQUIAGEM ANOS 60 E 70
Curitiba
2013
Anos 60, foi uma década de grandes mudanças, sobretudo para as mulheres. A pílula foi inventada, a minissaia chegou com tudo, e o mundo ficou espantado com a chegada do homem à Lua. Essa era espacial e futurística provocou uma verdadeira revolução no modo de agir e pensar das pessoas e se refletiu na moda e na maquiagem também. Os tecidos sintéticos ganharam espaço e o brilho chegou ao rosto, com sombras em tons pastéis e cintilantes. Na mesma época, surgiram as minissaias e as mulheres começaram a deixar de lado o clássico e então "ultrapassado" visual fatal. A feminilidade transitava entre o comportado e o irreverente. As cores eram fortes, puras, verdadeiras: rosa-choque, dourado, verde, violeta e laranja. Os anos 60 marcam o início da cultura pop americana.
Na maquiagem dos anos 60, a pele é delicada, os olhos são bem contornados e marcados – ultra-maquiados com delineador negro, fazendo o desenho do côncavo –, cílios postiços superiores e inferiores eram o foco, o batom é claro e opaco. A moda nos anos 60 ficou marcada pelo estilo elegante das mulheres, maquiagem e penteados. A pele e os lábios eram mais opacos para destacar mais ainda os olhos. Sombras aplicadas em degrade, delineador e cílios postiços (tanto em cima quanto em baixo) garantiram o lugar de destaque para esta área do rosto.
Para os lábios, quase nada restou: cores claras e apenas uma insinuação de rosa. A pele foi pelo mesmo caminho, o da palidez, a ideia era não tirar a força do olhar.
As mães não gostavam nada que as filhas adolescentes usassem batom vermelho, simplesmente não era bem