Trabalho De Marck Maria De Fatima
A história da maquiagem Do Antigo Egito aos anos
2000
O nome maquiagem ou maquilagem vem do francês maquiller, que significa pintar o rosto. O registro mais antigo e significativo vem do Antigo
Egito, foram os egípcios os primeiros a incorporar a maquiagem aos rituais diários de beleza e higiene, como os famosos banhos de leite e máscara de argila de Cleópatra.
Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos, ela foi um ícone de beleza e ainda hoje traz inspiração para makes e looks.
ÍCONE DE BELEZA
LENDA
• Segundo a lenda, os egípcios pintavam os olhos de preto para evitar o olhar direto para o deus "sol" com o khol, uma mistura de mineral malaquita com carvão e cinzas, o primeiro registro de maquiagem mineral da história. • Essa mistura além de um símbolo de status e beleza usado por nobres também era usado no intuito de proteger os olhos e pálpebras dos efeitos nocivos do sol.
IDADE MEDIA
• Depois, já na idade média os chineses inventaram o pó-de-arroz, os japoneses então tiveram a idéia de utilizá-lo para uniformizar o rosto das mulheres, pois com todas iguais evitava-se confrontos e ciúmes entre os homens. Aplicava-se o Oshiroi, um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz que ainda hoje é utilizado por gueixas.
IDADE MODERNA
Enquanto isso no ocidente a maquiagem era sinônimo de pecado e luxúria na idade média, mulheres que pintassem o rosto eram consideradas mulheres fáceis e prostitutas. Nesse período o costume de maquiar-se foi abandonado na Europa pois a vaidade não era visto com bons olhos e a religião desaprovava.
A maquiagem inclusive já foi passível de punição semelhante a da bruxaria.
NA DÉCADA DE 30
Foi no início da década de 1920 que a maquiagem realmente se popularizou e tomou mundo.
Na década de 30 as divas do cinema conquistaram e arrasaram corações, a principal característica da maquiagem nesse período eram as sobrancelhas finas e olhos pretos esfumados
NOS ANOS 40 E 50
LÁBIOS