A Historia da Maquiagem
A maquilagem, maquiagem ou maquilagem, consiste na aplicação de cosmético, de embelezamento ou disfarce seguindo na maioria das vezes a tendência da moda. A arte de pintar o rosto é uma atividade realizada através dos tempos, seja no âmbito militar, pelas pinturas de guerras feitas pelos indígenas como também no âmbito social e profissional. A maquiagem como função estética começou a ser usada pelos egípcios, que se pintavam de maneira bastante original.
Cada década teve sua marca e seu estilo, no inicio deste milênio, com a promoção da saúde e a longevidade, a maquilagem se transformou em mais um dos cuidados com a pele, a beleza e o bem-estar.
A Evolução da Maquiagem
É difícil datarmos quando exatamente os seres humanos passaram a adornar o corpo com fins estéticos, um dos registros mais antigos e significativo, que temos na história da maquilagem são as dos egípcios. Foram eles os primeiros a incorporar a maquiagem aos rituais diários de beleza e higiene, com os famosos banhos em leite de burra e máscaras de argila de Cleópatra, milênios antes de Cristo. Segundo diz a lenda, os egípcios pintavam os olhos com pigmentos pretos (Khol) para se protegerem dos olhares diretos de outros e em direção ao deus Ra, era uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas. Ou seja, foi o primeiro tipo de maquiagem mineral da história da humanidade.
Idade das Pedras
Nas sociedades primitivas, homens e mulheres usavam extratos de plantas e de animais para pintar-se, além de misturas de terras e pedras.
Idade Média
A maquilagem chegou a ser condenada pelo Clero. As mulheres que se pintavam eram acusadas de rejeitar a aparência dada por Deus.
Era Renascentista
Período que se resgatou o desejo e o direito a beleza, o tipo físico ideal da época era uma figura de forma básica e pálida,que era alcançada pela aplicação de um pó branco obtido pelo caulim, do gesso ou do arroz, aplicação essa, que era feita no rosto e nos