Mapeamento de curvas equipotenciais - relatorio de física
Objetivos do Experimento
Traçar e visualizar as curvas equipotenciais e as linhas de campo elétrico para diferentes distribuições de elementos eletricamente carregados.
Materiais e Métodos
Com a finalidade de analisar o comportamento e a distribuição das linhas equipotenciais formadas por elementos eletricamente carregados montamos o experimento utilizado os seguintes itens:
1 cuba plana transparente
1 béquer de 1000 ml c/ solução de CuSO4 (sulfato de cobre), com concentração próxima de 10-3 Molar (0,150 g/l)
1 multímetro digital com 2 terminais
1 fonte de tensão (DC) de 5 volts
1 conjunto de eletrodos (Cu)
2 Cabos PB-PB
2 garras jacaré
1 elástico
2 folhas de papel milimetrado
Com a solução presente no béquer, enchemos a cuba de modo que o papel milimetrado (presente no fundo da mesma) ficasse totalmente submerso. Em seguida ligamos toda a aparelhagem eletrônica que já estava instalada na cuba, gerando desta forma um campo elétrico entre as duas placas metálicas (eletrodos), fixadas em dois lados opostos da cuba.
Com os materiais organizados, começamos o experimento utilizando o multímetro na escala de 20 V para analisar como era feita a distribuição das linhas de potenciais elétricos. Para tanto, um integrante do grupo mantinha sempre um fio do multímetro fixo em um ponto do papel milimetrado enquanto outro integrante movia o outro fio ao longo da superfície do papel, analisando os valores dos potenciais. Nosso objetivo aqui, em questão, era encontrar pontos com mesmo potencial elétrico em comparação ao ponto de referência, fixo.
A figura 1 mostra, uma montagem semelhante à realizada em laboratório. O cilindro vazado, no centro da cuba e entre as placas foi utilizado no segundo experimento.
Figura 1: Montagem semelhante à realizada em laboratório, na qual as placas metálicas paralelas estão carregadas com cargas opostas.
Em primeiro momento, foram encontrados 6 linhas