Relatório de fisica
O termo geodésia (português brasileiro) ou geodesia (português europeu) (do grego Γεωδαισία, composto de γη, "terra", e δαιζω, "dividir") foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles (384-322 a.C.), e pode significar tanto 'divisões (geográficas) da terra' como também o ato de 'dividir a terra' (por exemplo, entre proprietários). A geodésia é, ao mesmo tempo, um ramo das Geociências e uma Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra (Definição clássica de Helmert), global e parcial, com as suas feições naturais e artificiais e o campo gravitacional da Terra.
O termo geodésia também é usado em Matemática para a medição e o cálculo acima de superfícies curvas usando métodos semelhantes àqueles usados na superfície curva da terra.
Em Física, Geodésia é o nome da trajetória reta no espaço curvo, de corpos como a Terra. Isso acontece em função da gravidade.
Objetivos
Fazer um mapeamento das linhas equipotenciais e das de força de um campo elétrico, através da simulação do caso eletrostático.
Introdução
As superfícies equipotenciais são aquelas onde o potencial elétrico é o mesmo em qualquer ponto. Isto significa que a diferença de potencial entre dois pontos, pertencentes a esta superfície, é igual a zero, por isso o trabalho para transportar uma partícula carregada é nulo.
Portanto, o campo elétrico deve ser perpendicular a superfície em todos os pontos, de modo que a força de teste do campo elétrico será sempre perpendicular ao deslocamento de uma carga que se move sobre a superfície. As superfícies equipotenciais e as linhas de campo elétrico sempre serão perpendiculares entre si.
Conclusão
Durante o experimento pode-se observar o comportamento das linhas de campo elétrico em varias formas geométricas em uma superfície equipotencial. Observou-se a aplicação teórica