Mapas Conceituais
MAPAS CONCEITUAIS ANTROPOLOGIA
Esclarecer e informar segundo a antropologia, a questão da formação de um povo e sua essência.
Salvador
Introdução
A Antropologia é a ciência que busca compreender o homem por completo e tem o compromisso de entende-lo em todas as áreas, enxergando-o em vários aspectos da sua vida e na relação com a sociedade.
Através de mapas conceituais e definições antropológicas ,historiadores e estudiosos analisam povos, sua cultura e formação. Numa visão geral antropologia se aplica como ciência humana social e natural de grande importância, para o progresso e crescimento cultural de um povo.
Ref. Rocha e Tosta(2009)
Campos De Estudo
Contato com outra
Ferramenta de Etapas de Pesquisa
Séc. XIX
Intermédio de tradutores
Momentos
Dimensões
Conclusão
Concluímos que a antropologia é o estudo do homem por completo no que se refere a formação, comportamento e cultura. E ainda se compreende que a sociedade não é natural e sim cultural.
Frans Boas(1858 – 1942), ensinou a importância das anotações e pesquisas de campo, criticou a falta de convívio com outros grupos de diferentes culturas, foi o primeiro a fazer comparações entre cultura e cultura,fez menção de diferentes grupos culturais no que se refere a traços físicos.
Quanto à formação do homem brasileiro, a sua marca principal é a cordialidade, segundo o pensamento de Buarque de Holanda que identificou uma característica forte do povo brasileiro.
Caio Prado Junior contribuiu no estudo do sentido da formação da colonização na formação da sociedade brasileira dentre outro.
Referências
Mapa