mapa conceitual
Pirâmide de Maslow e Motivação Profissional
Teoria de Herzberg
Uma vez que as necessidades básicas são preenchidas, a tendência natural de todos é querer se manter, estar “seguro” para então se socializar e pertencer a grupos. Todos nós precisamos de pessoas a nossa volta (família, amigos, relacionamentos e etc) para criarmos vínculos afetivos. Quando essa necessidade não é atendida, as pessoas ficam mais sujeitas à solidão, isolamento e até mesmo à depressão. Agora alcançamos o topo da pirâmide. A última necessidade proposta por Maslow está ligada à motivação que leva cada um a agir.
Essa separação de necessidades defendida por Maslow possibilita entendermos como funciona o comportamento humano, que não visa somente sobrevivência e segurança, mas também crescimento e evolução.
Há duas classes distintas de fatores que condicionam o comportamento e o grau de satisfação dos funcionários de uma empresa; a primeira classe Herzberg chama de fatores higiênicos; a segunda de fatores motivação
Os fatores higiênicos servem para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores relacionados às condições de trabalho do funcionário, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, como: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo e etc.
PONTO NEGATIVOS: TEORIA MASLOW, ACHO A PROPOSTA DELE É CORRETA ACREDITO SIM QUE TODOS NÓS PRECISAMOS DE PESSOAS A NOSSA VOLTA ISSO SIM NÓS CAUSA MOTIVAÇÃO.
PONTOS NEGATIVOS: ACHO QUE NÃO PODE SER RESUMIDA EM SOMENTE DOIS FATORES ACREDITO PARA QUE SE TENHA MOTIVAL DEVEMOS ESTAR BEM NUM TODO.
PONTO POSITIVOS: PARA MIM TODOS.
PONTO POSITIVOS: O FATOR HIGIÊNICO FAZ COM QUE O AMBIENTE DE TRABALHO FIQUE MAIS AGRADAVÉL E LEVA A MOTIVAÇÃO TAMBÉM, MAIS