Manutenção
Acadêmico: Edimar Luiz Bevilaqua
Orientador: Eliane Vargas de Campos
RESUMO O presente artigo visa discutir as relações que podem ser estabelecidas entre o sistema de manutenção de equipamentos e incluindo a frota de veículos de uma empresa e o setor de produção da organização. Também enfoca a questão da manutenção como ferramenta fundamental no aumento da segurança, competitividade e produtividade da organização.
Palavras chave: Manutenção, planejamento, qualidade, segurança e produtividade
INTRODUÇÃO O presente artigo visa demonstrar a importância da manutenção de um modo geral, na tentativa de otimizar o ciclo de vida dos equipamentos, pois cada tipo de equipamento à medida que vai envelhecendo exige um cuidado diferenciado. Para tanto, são apresentadas algumas atividades e características inerentes à manutenção, tais como: o planejamento, a definição do fluxo de informações, a busca da qualidade, produtividade e a implantação de tecnologia nas organizações. Tentando ganhar tempo e dinheiro neste mercado competitivo e instigante. Por fim enfoca a questão da Manutenção Corretiva, preventiva e preditiva como ferramenta de aumento da competitividade e produtividade. A essas manutenções requer o investimento na formação e desenvolvimento de todos os indivíduos que participam do processo para o seu gerenciamento, e principalmente, que esses indivíduos concebam o conceito de equipe, pois, a excelência do processo está intimamente ligada no resultado sistêmico da empresa e não em resultados individuais.
Manutenção:
Manutenção deixou de ser uma atividade qualquer para se tornar uma autêntica ciência, face à sofisticação de máquina, equipamentos e instalações cada vez mais envolvidas por sistema eletro-eletrônico, com grau de complexidade e exigência de qualidade crescente.
É vista como um processo e não um programa. Como tal, ela deve ser