Manutenção
1- Benefícios da Manutenção
. Segurança melhorada – diminui o risco às pessoas que atuam no ambiente;
. Confiabilidade aumentada – menos tempo perdido com conserto;
. Qualidade maior – equipamentos em melhor desempenho;
. Custos de operação mais baixos – alguns elementos de tecnologia funcionam melhor quando recebem manutenção regularmente;
. Tempo de vida mais longo – prolongar a vida efetiva das instalações;
. Valor final mais alto – instalações bem mantidas propiciaram em vendas de segunda mão para o mercado. Conforme apresentado pelos autores ao programar a manutenção a organização contribui para melhorias que vão desde o aumento da produtividade até a redução de custos. 2- Três Abordagens Básicas para a Manutenção
a) Manutenção Corretiva - a mais comum, depois que quebrou atua e coloca o equipamento para funcionar, não procura saber o que fez com que a máquina quebrasse.
b) Manutenção preventiva- efetua a troca antes que ocorra uma quebra. Determinado de quanto em quanto tempo, na elaboração de um plano de manutenção que venha a garantir a integridade dos equipamentos.
c) Manutenção preditiva- através de equipamentos adequados é possível analisar o funcionamento da máquina.
3. Estratégias Mistas de Manutenção
Consiste em definir, para um determinado equipamento ou instalação, estratégias de manutenção distintas para cada algumas de suas partes.
No Carro:
Lâmpada:Esperar quebrar para trocar (CORRETIVA)
Pneus: Acompanhar (PREDITIVA)
Óleo: Trocar a cada 10mil km (PREVENTIVA)
4. Manutenção Preventiva versus Manutenção Corretiva A maioria das empresas com um controle razoável de manutenção planeja-se incluindo certo nível de manutenção preventiva regular, o que resulta numa probabilidade razoavelmente baixa de falhar.
Na maior parte das vezes, quanto mais freqüentemente elas acontecem, menor é a chance de ocorrerem quebras ou falhas nos equipamentos.
O