Manutenção
FACULDADE ANHANGUERA DE ÁNAPOLIS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Ruimar Antonio T. Junior
Sandro Alves de Almeida
Wilton Carolino Mendes
Cleber Gonçalves
Marcelo Dias
SISTEMAS DE FREIOS
Anápolis
2012
Ruimar Antonio T. Junior
Sandro Alves de Almeida
Wilton Carolino Mendes
Cleber Gonçalves
Marcelo Dias
SISTEMAS DE FREIOS
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera Educacional de Anápolis como atividade avaliativa para o elemento curricular Engenharia Automotiva.
Orientador: Armando.
Anápolis
2012
Sumário
SISTEMAS DE FREIOS 4 1. Componentes 5 2. Sistemas de freio em relação ao dispositivo de suprimento de energia 5 3. Sistema de freio em relação à constituição do dispositivo de transmissão 5 3.1 Sistema de freio de circuito único 6 3.2 Sistema de freio de circuito múltiplo 6 4. Definição dos sistemas de freio em relação à combinação dos veículos 6 4.1 Sistema de freio de uma via 6 4.2 Sistema de freio de via dupla ou múltipla 6 4.3 Sistema de freio contínuo 6 4.4 Sistema de freio semicontínuo 7 4.5 Sistema de freio não contínuo 7 5. Linhas de condução do sistema de freio 7 6. Linhas para conexão dos equipamentos de freios dos veículos de um comboio 8 7. Procedimento de frenagem 8 8. Composição e estrutura de um sistema de freio 8 8.1 Componentes básicos 8 8.2 Finalidade de aplicação 9 8.3 Tipos de energia e meios utilizados 10 BIBLIOGRAFIA 11
SISTEMAS DE FREIOS
Equipamento de freio é o conjunto de todos os sistemas que compõem o freio de um veículo e cuja finalidade é reduzir ou manter sua velocidade, levá-lo à imobilidade ou mantê-lo imóvel.
Existem alguns tipos de sistema de freios, segue abaixo:
Os sistemas de freio auxiliar - permite ao motorista, com atuação progressiva, em uma eventual pane no sistema de freio de serviço, reduzir a velocidade do veículo ou levá-lo a imobilidade.
Sistema de freio de estacionamento - permite por meios