Trabalhos
Texto: “Antropologia e Ciência; desafios contemporâneos"
Autor: por Stelio Marras e Guilherme José da Silva e Sá
1. Segundo o autor a antropologia "se funda na reflexivídade provocada pela descoberta do outro, esse modo radical de conhecimento deveria, contudo, ser aplicável a nós mesmos, como condição de se confirmar ou não os fundamentos epistemológicos da disciplina. Se ela é esclarecedora para a alteridade, deve ser também para a identidade". Nesse sentido, QUAL A CRITICA QUE PODEMOS FAZER DO TEXTO.
A critica que podemos fazer do texto é como podemos conhecer o outro se não conhecemos a nós mesmos?Ou seja, devemos analisar a nossa própria identidade antes de questionar a identidade do outro, segundo o texto a antropologia tem fundamentos na reflexividade provocada pela descoberta do outro, daí pensamos esta reflexividade não deveria ser provocada por nossa própria descoberta? Nossa própria indagação?
Portanto a teoria do conhecimento deve ser esclarecedora para a descoberta de nós mesmos e não somente para a alteridade, ou seja, não somente nos colocando no lugar do outro.
2. Segundo o trecho “o mundo dos homens é feito originariamente com o mundo das coisas". podemos entender que ....
Nós seres humanos desde nossa infância aprendemos a ter referência do nosso mundo á partir do mundo dos objetos, o mundo material e somos influenciados por este mundo que causa grande efeito sobre o mundo dos homens.
3. A Antropologia se caracteriza pela realização da pesquisa de campo sendo uma das suas principais técnicas de pesquisa a observação participante, onde o pesquisador procura pôr-se no lugar dos seus pesquisados. Neste caso, o pesquisador procura entender a população a partir dos valores nativos, dos valores dos seus pesquisados. Para tanto, todas as alternativas abaixo estão relacionadas à linha de observação e pesquisa dos cientistas antropólogos, EXCETO:
a) Difunsionismo/Culturalismo
b) Estruturalismo
c) Criacionismo