Manutenção
Os dados abaixo foram gerados aleatoriamente e em seguida postos em ordem crescente. Seguem os tempos exatos de falhas e de reparo, 30 no total.
Tabela 1. Rol de dados de tempos de falha e de reparo
1.1 Estimativa de TMEF e TMPR (Distribuição livre)
Uma estimativa para o cálculo do Tempo Médio Entre Falhas será:
(1)
Semelhantemente para o Tempo Médio para Reparo, tem-se que:
(2)
Através da equação (1), obtem-se:
E através da equação (2), obtem-se:
1.2 Estimativa dos parâmetros das distribuições
Nesta seção será realizada a estimativa dos parâmetros das distribuições exponencial, weibull e lognormal para os dados gerados aleatoriamente através da técnica dos Mínimos Quadrados e da técnica da Máxima Verossimilhança.
Quando se pretende verificar se uma determinada distribuição é ou não adequada para o estudo requerido, é necessário saber quais os parâmetros que a definem. Através de estimadores (função utilizada para estimar parâmetros) serão obtidos os valores estimados para cada um dos parâmetros das distribuições. A este estudo chama-se estimação de parâmetros. O objetivo deste estudo é de obter um valor numérico para os parâmetros desconhecidos de tal forma que esses valores sejam representativos dos parâmetros da população. Assim sendo, os parâmetros da população serão estimados através dos estimadores amostrais.
1.2.1 Método dos Mínimos Quadrados (MMQ)
O método dos mínimos quadrados (mmq) consiste em minimizar o quadrado da distância (segundo uma determinada direção) de uma reta aos pontos representativos da curva que se pretende caracterizar. Esta distância entre a reta e cada ponto é chamada de resíduo. Também chamado de regressão linear, este método pode ser aplicada em x ou em y. Como o processo é semelhante em cada uma delas, apenas será apresentada a regressão em y. No exemplo representado na Figura 1 estão representados 4 pontos. Observando a figura, é possível verificar que quanto menor a