Manutenção
Nesta apresentação quero lançar um desafio, vou mostrar que o departamento de manutenção pertence à área de economia industrial.
A palestra é dirigida especialmente para os engenheiros de produção, responsáveis pelos resultados industriais.
Primeiro vamos esclarecer o que significa a manutenção.
Todo mundo normalmente me responde que manutenção é o departamento que mede freqüências nas máquinas e programa a substituição de rolamentos e ajusta folgas nos fusos e engrenagens e conserta qualquer defeito mecânico e elétrico.
Eu nunca ouvi alguém dizer que a manutenção é responsável pelo resultado ou o valor do patrimônio da empresa.
A manutenção não é só técnica, ela sempre foi e sempre será econômica.
O que quero dizer com isto?
Em realidade a definição deveria ser: A manutenção pertence à área que cuida do patrimônio e do lucro orçado.
Aqui já podemos observar que existe uma segunda discrepância na definição: na minha manutenção não existe só UM departamento técnico, e sim um conjunto que atinge todas as áreas, porque todos são responsáveis pelo resultado e o patrimônio.
Bom então, como podemos garantir o resultado da empresa e o patrimônio dela na tal chamada manutenção?
É muito simples, o gerente da manutenção e os engenheiros de produção devem tomar as suas decisões com base em cálculos econômicos e criar uma contabilidade por máquina, onde se controla as despesas e o OEE delas.
A partir destes dados chega-se rapidamente a uma curva de tendência dos resultados futuros e da vida útil de cada máquina.
A rentabilidade de cada máquina deve ser acompanhada como se fosse um investimento financeiro, onde sempre queremos saber exatamente quanto o nosso capital está rendendo. O capital da empresa são os investimentos no capital produtivo, ou seja, as máquinas.
É a obrigação da manutenção, alertar a tempo, se uma máquina perde esta capacidade de manter o seu resultado e deve ser substituída.
.