Metodologia do trabalho cientifico
LETRAS DON DOMÊNICO – FECLE
REDES SOCIAIS E SUAS TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE QUALIDADE
GUARUJÁ
2014
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E
LETRAS DON DOMÊNICO – FECLE
REDES SOCIAIS E SUAS TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE QUALIDADE
Trabalho de Pesquisa do curso de Administração da Faculdade de Educação, Ciências e Letras “Don Domênico”, apresentado na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico II sob a orientação da Profª. Mestre Sandra Maciel Ramos Villarinho.
GUARUJÁ
2014
A autora do texto, Nanachara Carolins Sperb, intitulado ‘Redes Sociais e Comunicação organizacional: o caso do Instituto Federal Catarinense’ e mestre em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Em seu artigo discorre sobre a utilização de sites de redes sociais pela comunicação organizacional, visando a compreender os processos comunicativos envolvidos e as relações que se apresentam nas intenções entre usuários e perfil.
Para a autora, a internet marca presença constante nos estudos comunicacionais. Por esse motivo, utiliza a internet, especialmente os sites de redes sociais, pela comunicação organizacional, uma vez que a rede mundial de computadores é um dos meios através dos quais a comunicação organizacional pode acontecer.
Sendo assim, compreender os processos comunicacionais que estão envolvidos nas redes sociais, a saber: facebook, pelo Instituto Federal Catarinense – IFC, com base nas postagens e publicações no perfil oficial da instituição (Fanpage do Facebook) é o objetivo geral da autora. A escolha pelo Facebook se justifica pela audiência que abrange todo o campus do IFC, administrado por um comunicador (jornalista ou agente de comunicação) em cada campus, totalizando 10 administradores. Assim, a metodologia utilizada pela autora é a da observação, recolhimento de dados e análise dos mesmos. Para isso, buscou-se o histórico do