Dança- rumba
DOCUMENTO DE APOIO
DANÇAS SOCIAIS – DANÇAS DE SALÃO
CURSO
SECUNDÁRIO
ANO LECTIVO
2009‐2010
12º
ANO
TEXTO DE APOIO – 12º ANO DE ESCOLARIDADE
DANÇAS SOCIAIS
1.
DANÇAS DE SALÃO
Dançar é das actividades mais naturais que conhecemos e traz consigo a vantagem de ser a melhor e mais fácil forma de conhecer e tomar contacto com alguém.
Entre muitas vantagens, podemos destacar: forma extraordinária, suave e completa de exercitar o corpo e a mente desenvolve a coordenação mental e motora favorece a postura promove a autoconfiança confere prazer ao associar em harmonia movimentos e música pode ser praticada em qualquer idade
“…estilo de dança a pares que é apreciada em todo o mundo tanto a nível social como competitivo…”
“qualquer uma de muitas formas de dança que envolve duas pessoas a dançar em contacto e em tempo de música…” ESTILOS DE DANÇA (DE SALÃO)
Modernas/Clássicas
Valsa Inglesa
Tango
Slowfox
Valsa Vienense
Quickstep
(as dez) Danças de Salão
Latino-Americanas
Cha Cha Cha
Samba
Rumba
Paso Doble
Jive
Ritmos Latinos
Salsa
Merengue
Cumbia
Bachata
Cha Cha Cha (cubano)
Mambo
Bolero
…
Página 2 de 15
Outros
Country/Western
Polka
Boogie/Woogie
Tango Argentino
…
SOCIAL VS COMPETITIVO
A maioria da Danças de Salão dançadas actualmente em competição tem as suas origens em danças sociais.
Entre os milhões de pessoas que em todo o mundo apreciam dançar regularmente, existem algumas que acabam por sentir vontade de entrar em competições organizadas de Danças de Salão. A dança de competição constitui um espectáculo e consequentemente factores adicionais à qualidade de execução (rigor técnico e artístico), interpretação musical e caracterização passam a ser importantes.
Pela dificuldade de execução, aliada muitas vezes ao ritmo próprio de cada dança, utilizam-se ao nível das danças sociais formas simplificadas de progressão, tanto a nível de passos como ao