Educação Fisica
Introdução
Este trabalho sobre a Rumba Quadrada foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Fisíca e da recuperação do Módulo III- Danças I.
Neste trabalho vou abordar a sua origem, os seus passos técnicos tais como o passo básico, o passo progressivo á frente, e a volta circular. A Rumba é também originária de Cuba pois tem as suas origens nas danças africanas levadas pelos escravos para a América Latina, e de seguida foi introduzida nos EUA nos anos 30 marcando a sua evolução e o aparecimento da Rumba Quadrada.
Esta dança é caracterizada como sendo uma dança africo-latina.
História da Rumba Quadrada
A sua origem e caracterização
A Rumba Quadrada é uma Dança Latino-Americana não progressiva.
A Rumba Quadrada foi o primeiro ritmo afro-cubano que se tornou conhecido no ocidente. As figuras básicas que usa são em forma de quadrado daí o seu nome.
A Rumba é uma dança graciosa e sensual, e representa a velha história da mulher que tenta dominar o homem pelo uso do seu charme, é uma dança típica de climas quentes, é a dança do amor. Os movimentos são contínuos e fluidos e enfatizam o movimento do corpo e ancas, mais do que o dos pés. Os princípios que lhe servem de base são espantosamente simples, mas representam um grau de dificuldade que leva anos a aperfeiçoar.
O ritmo da Rumba baseia-se em quatro tempos em cada compasso, dos quais o quarto é o mais forte.
Cheia de movimentos sensuais, a Rumba é considerada por muitos como a mais sexy das danças de salão. "Rumba" é um termo que se refere a uma variedade de danças ou uma "dance party". Esta dança de amor é uma das danças de salão mais popular e é visto em todo o mundo em casas noturnas, festas, casamentos e competições de dança.
Basicamente a Rumba é o espírito e a alma da música e dança latina americana, tem ritmos