Relações Sociais
A questão do trabalho é e sempre foi essencial para o ser humano. Tudo isto se evidencia em uma simples pergunta que fazemos quando conhecemos alguém: “O que você faz?”. “Sou professor, pedreiro, engenheiro, pintor...” O que faço determina minha identidade e as relações sociais interferem em quem sou. algo que permeia qualquer época: Quem bem se comunica tem sucesso. Não basta executar bem uma função, estar preparado para determinado cargo; você precisa se comunicar bem e circular entre diversos tipos de pessoas. Comunicar-se bem é saber ouvir e perceber o outro, mas antes de tudo a si mesmo. É saber lidar com as diferenças e aprender com elas, é saber enxergar diferentes pontos de vista e utilizá-los para o crescimento pessoal.
Relaçoes sociais no meio virtual
Hoje, vivemos o que os sociólogos chamam de amor líquido, já que nossas relações de afetividade tornam-se facilmente descartáveis. Assim, o verso do poeta brasileiro Vinícius de Moraes, “Que seja eterno enquanto dure”, encaixa-se perfeitamente ao que estamos vivendo nos dias atuais. Nesse sentido, as relações entre as pessoas estão cada vez mais vulneráveis e a realidade do mundo virtual proporciona a escolha de novos amigos e novos amores facilmente, ou melhor dizendo, num simples “clique” do computador. As identidades são forjadas a fim de chamar atenção das pessoas, pois vivemos a dicotomia entre mundo virtual e mundo real, em que um indivíduo pode assumir diferentes personalidades, mantendo relações pouco duradouras.
Essa fase de amor líquido representa um declínio das sólidas relações humanas, posto que por meio de aparelhos como as redes sociais, a amizade, o amor e o respeito entre as pessoas são facilmente descartáveis. Mesmo essas ferramentas virtuais sendo importantes para reencontrar antigos amigos ou conversar com algum parente que esteja distante, elas não substituem a realidade das verdadeiras sensações humanas de trocar palavras com a pessoa que você ama sem