Relações sociais
RESUMO
Karl Marx se dedicou a um grandioso estudo crítico da economia política. Suas obras, em geral são muito complicadas, pois, tem várias interpretações e compreensões. Criou um método novo de analisar o mundo e a sociedade, o chamado materialismo histórico e dialético. Fez pesadas críticas ao capitalismo e a exploração que a classe dominante impõe as classes dominadas por ela. Para Marx, as relações sociais que os homens estabelecem entre si, e que constituem a sua existência social, decorrem das forças produtivas e dos modos de apropriação dos meios de produção. Essas relações sociais de produção são a base que condiciona todo o resto da sociedade.
Palavras-chave: Relações Sociais. Capitalismo. Marxismo.
1 INTRODUÇÃO
Neste estudo sobre Karl Marx, se percebe que seus principais conceitos e sua visão de relações sociais são uma dura crítica ao capitalismo e a exploração das classe menos favorecidas financeiramente. Mas como mudar, isso, se uma depende de outra para a sobrevivência. Sempre houve e sempre vai haver conflitos entre as classes, cada uma buscando melhorias para si. As divergências estão presentes toda relação social, nos mais diversos níveis da sociedade, em todos os tempos.
2 KARL MARX
Karl Marx nasceu em 1818 em Treves, na Alemanha. Sua família era uma espécie de classe média alta dos dias atuais. Em 1836, matriculou-se na Universidade de Berlim, doutorando-se em filosofia em Iena. Foi redator de uma gazeta liberal em Colônia. Mudou-se em 1842 para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de ideias e publicações. Por conta do seu radicalismo político, foi expulso da Alemanha e de outros países acabando por morar definitivamente na Inglaterra até o fim da vida. Em 1848 escreveu, juntamente com Engels, O Manifesto do Partido Comunista, obra fundadora do "marxismo" enquanto movimento político e social a favor do