Manutenção
O objetivo da manutenção é identificar um conjunto de ações que permitem manter os equipamentos aptos para o desempenho das suas funções, proporcionando segurança para os operadores e para o meio na qual a organização industrial se encontra inserida.
A manutenção tem perdido o seu caráter corretivo e assumindo, cada vez mais, uma postura preventiva ( baseado em tempo ou em condição ). A tendência é utilizar como requisitos de projeto de um equipamento a confiabilidade e facilidade de manutenção do mesmo, visto que os sistemas de produção estão cada vez mais complexos. O objetivo de uma concepção ( ou filosofia ) de manutenção é reduzir a degradação da condição operacional de um equipamento, com minimização de estoques de peças sobressalentes, do número de horas aplicadas em atividade de manutenção ( programadas e não programadas ) e dos custos de manutenção.
Atualmente, com o aumento da competitividade entre as empresas, a manutenção vem se transformando em um pilar estratégico, sendo que diversas ferramentas e programas vêm sendo utilizados pelas empresas para alavancar seus resultados, visando um gerenciamento mais eficaz de seus ativos e uma redução de seus custos.
Com os constantes avanços tecnológicos, a manufatura necessita, cada vez mais, de suporte para poder manter a eficiência dos seus ativos, sendo que a manutenção tem um grande desafio, que é o de acompanhar esse avanço por meio do conhecimento e da utilização de ferramentas modernas de gestão.
A importância do desenvolvimento deste trabalho, além, de aprimorar os conhecimentos dos alunos que o fizeram tem como foco melhorar a política de manutenção da empresa em questão através do uso de ferramentas e metodologias da gestão de manutenção de classe mundial.
A prática de análise de falhas é uma metodologia consagrada como uma prática capaz de melhorar a performance dos equipamentos e da empresa, por consequência.
Com o objetivo de intervir cada vez menos na planta, as