Manutenção de Ferrovias
1.1 Organização: A organização escolhida foi a VALE S.A, conhecida antigamente por Companhia Vale do Rio Doce.
A empresa foi criada em 1942 pelo governo brasileiro, sendo assim a VALE uma empresa estatal, mas em 1997 tornou-se uma companhia privada, que possui hoje sua sede mundial no Brasil e mais de 119 mil pessoas entre empregados próprios e terceiros, atuando em 5 continente.
1.2 Missão: A missão da VALE é transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável.
1.3 Visão: A visão da VALE é ser a maior empresa de mineração do mundo e superar os padrões consagrados de excelência em pesquisa, desenvolvimento, implantação de projetos e operação de negócios.
1.4 Valores: Os valores da VALE consistem em 7 termos, que são, Ética e transparência, Excelência de desempenho, Espírito desenvolvimentista, Responsabilidade econômica, social e ambiental, Respeito à vida, Respeito à diversidade, e o chamado Orgulho de ser VALE, que é o valor resultante. Quando se assumem e comportam-se como donos do negócio, buscando incessantemente os objetivos definidos, compartilhando e celebrando os resultados e fortalecendo as relações. Orgulham-se quando sabem que estão construindo algo que fará a diferença. Esta é a razão do orgulho de ‘Ser Vale’ de todos os dirigentes e empregados da VALE.
1.5 Área de atuação: A VALE atua em diversas áreas de mineração e siderurgia, mas é na mineração que consiste a sua principal linha de negócio. A extração de minério é feita em 21 países. Resumidamente a receita da VALE está baseada em casa tipo de minério extraído, os quais contribuem com porcentagens específicas: Minério de ferro 53,79%, Pelotas 13,80%, Níquel 11,49%, Fertilizantes 5,81%, Cobre 4,15%, Produtos de Alumínio 2,82%, Logística 2,42%, Manganês e ferroligas 1,45%, Outros 1,25%, PGMs 1,22%, Carvão 1,14%.
Como a maior parte da receita da VALE é a extração do minério bruto, há projetos em siderurgia para dar valor