As profissão do futuro
ELETROMECÂNICA
ALANE MARAJONA DOS SANTOS ARAUJO
INTERVENÇÃO SOCIAL as profissões do futuro
CAMAÇARI
2013
ALANE MARAJONA DOS SANTOS ARAUJO
INTERVENÇÃO SOCIAL as profissões do futuro
CAMAÇARI
2013
1.0 INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho vem se transformado, e a economia que está surgindo, totalmente nova ou renovando o eu já existe, está funcionando como base para uma rede de conhecimentos. Hoje não basta ter um diploma, porque o mais interessante hoje seria ter diplomas com prazo de validade, para se competir no mercado não é necessário apenas uma competência, é preciso ser competitivo, se reformular e atualizar continuamente, nas habilidades, conhecimentos e atitudes. O trabalhador do futuro, seja qual for sua especialidade ou o seu setor, precisará estar gerenciando seus próprios conhecimentos.
É preciso um olhar mais atento para se identificar que o desemprego tende a ser mais alto nas populações desprovidas de acesso a conhecimento, informação e educação. Nas populações com um grau mais elevado de escolaridade, as opções de emprego vão se multiplicando. Concluímos que menos educação é igual a menos emprego e mais educação é igual a mais chances de se inserir no mercado de trabalho. Hoje não existem empregos seguros, que dêem uma estabilidade por toda vida, a competição do mercado está exigindo muitas habilidades do profissional de todos os setores. Ser habilitado nas novas tecnologias é de grande importância para obter um bom emprego (Uso do computador, domínio da língua estrangeira, capacidade de atualização profissional permanente).
A globalização e a reengenharia tornaram-se dínamos de uma transformação nas formas humanas de criar e produzir. A globalização é um fenômeno visível principalmente no universo das comunicações, existe uma interação no mercado planetário