manutençao
IMPLEMENTAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM UMA INDUSTRIA
7º semestre Engenharia de Produção
Henrique Kern
TEMA: IMPLEMENTAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM UMA INDUSTRIA
Um dos grandes problemas das industrias em geral, sempre foi as paradas não programadas de sua linha de produção ou qualquer outra maquina/equipamento, gerando assim um atraso maior e/ou uma grande correria.
Tendo em vista isso, vamos abordar alguns pontos e tentar de alguma forma diminuir essas paradas gerando assim um maior grau de tranquilidade e evitando transtornos e perdas de maquinário.
OBJETIVO GERAL: FORNECER OS CONHECIMENTOS BASICOS PARA A ORGANIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA NA INDUSTRIA
Com esse objetivo geral, esse TCC tem como base um estudo detalhado sobre como fazer para que a industria saia de um ponto em que não tem nenhuma programação para datas de paradas, ou possíveis paradas, para um ponto em que até uma quebra não programada seja ao menos esperada, ensinando bem o que seria a Manutenção Preventiva.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
1. REDUÇÃO DE CUSTOS: Em sua grande maioria, as empresas buscam reduzir os custos incidentes nos produtos que fabricam. A manutenção preventiva pode colaborar atuando nas peças sobressalentes, nas paradas de emergência etc.
2. AUMENTAR A QUALIDADE DO PRODUTO: A concorrência no mercado nem sempre ganha com o menor custo. Muitas vezes ela ganha com um produto de melhor qualidade. Para atingir a meta qualidade do produto, a manutenção preventiva deverá ser aplicada com maior rigor.
3. AUMENTO DA VIDA UTIL DO MAQUINÁRIO: Com base nesse estudo, veremos como que é possível diminuir, e muito, os gastos da industria com o maquinário novo, aumentando o tempo de vida do mesmo, ou pelo menos evitando paradas por falta de manutenção, limpeza, etc.
INTRODUÇÃO: A manutenção preventiva obedece a um padrão previamente esquematizado, que estabelece paradas periódicas com a finalidade de