ESTUDO DO CONTEÚDO JOGO: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Aparentemente o jogo é uma prática inerente ao ser humano. A primeira vista mostra ser uma herança passada de sociedade a sociedade, vemos, entretanto que tem diferenças entre suas realizações, porém acredito que a origem da sua manifestação entre todas as pessoas, não importa seu convívio social, seja a mesma, guardando a devida proporção, isso se vê pela forma que se resulta na sociedade com suas evidências.
Acredito que por ser um fenômeno com tanta visibilidade e presença em nosso cotidiano, foi incluída em nosso sistema de ensino pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por esse motivo surgiu-me a questão do que seria jogo, qual sua importância na sociedade e na escola. Para assim poder contribuir com a educação.
Por isso tentando entender um pouco do universo, que é a área da Educação Física, especialmente no campo escolar, que é meu foco de estudo, propôs-me pesquisar um pouco sobre a temática jogo, que acredito ser de enorme importância para nossa prática, pois se vamos trabalhar com ensino, precisamos analisar especialmente conteúdos que interessam nosso público, as crianças. É quase impossível falar de crianças sem falar em jogos, por isso minha curiosidade e interesse nesse trabalho vão tentar esclarecer um pouco mais esse conteúdo que acredito ser uma ferramenta muito eficaz no método de ensino.
2. REVISÃO LITERÁRIA
Pelo tema jogo ser de difícil definição essa revisão literário conterá diferentes visões e empregos da palavra jogo. E foi dividida em tópicos para melhor visualização.
2.1. Jean Piaget
Segundo Oliveira (2006) Piaget diz que o jogo é essencial na vida da criança, pois tem a capacidade de transformar a sua realidade, porém acredita que não é determinante na para as mudanças estruturais. O desenvolvimento da criança é dividido em seis fases uma interligando na outra, quando uma está terminando à outra já está começando. E existem três estágios de jogos, sendo um subseqüente a outro, o primeiro é o jogo de