Manutençao aeronautica acidente
A aeronave, de número de série 2731, foi fabricada pela Indústria Aeronáutica Robinson Helicopter, em 1998. O certificado de aero navegabilidade (CA) estava válido. As cadernetas de célula e motor estavam com as escriturações atualizadas. A última inspeção da aeronave, do tipo “50 horas”, foi realizada em 17JAN2011 pela oficina do Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, estando com 11 horas e 50 minutos voadas após a inspeção. Faltavam 248 horas de voo para a inspeção de 2.200 horas do motor (overhaul).
1
Informações – Tripulação
- O aluno estava realizando o curso de formação de Piloto Privado - Helicóptero (PPH) no Aeroclube do Rio Grande do Sul. - O instrutor possuía a licença de Piloto Comercial – Helicóptero (PCH) e estava com as habilitações técnicas de aeronave tipo R-22 (RBHS) e Instrutor de Voo Helicóptero (INVH) válidas. - Os pilotos estavam qualificados e possuíam experiência suficiente para realizar o tipo de voo. - Os pilotos estavam com os Certificados de Capacidade Física (CCF) válidos. - O instrutor realizou o curso de Piloto Privado – Helicóptero (PPH) no Aeroclube do Rio Grande do Sul, em 2010.
Informações - Meteorológicas As condições eram favoráveis ao voo visual
2
Analise do Ocorrido Tratava-se de um voo de instrução de Belém Novo, RS, para Santa Cruz do Sul, RS As condições meteorológicas eram favoráveis ao voo visual. O voo transcorreu sem anormalidades até o momento que, sobre o rio