qualidade na manutenção de aeronaves contribuindo na segurança
Ética e Qualidade na Manutenção de Aeronaves
Autor : Adílio Marcuzzo Junior (13/03/2009)
Pode-se resumir o conceito de qualidade total com a seguinte frase :
“Um compromisso individual de cada profissional em realizar uma tarefa com as melhoras técnicas disponíveis utilizando o melhor dos conhecimentos teórico e prático adquiridos em anos de estudo e dedicação para se tentar atingir a máxima perfeição no cumprimento desta tarefa”
Convém esclarecer que a “máxima perfeição” é um conceito teórico, pois, o que tentamos é atingir o melhor resultado que podemos como seres humanos imperfeitos que somos.
Para se atingir níveis de excelente qualidade requeridos na manutenção de aeronaves temos uma característica do ser humano pouco comentada, mas que é fator decisivo para se atingir o conceito de “qualidade total” e influenciar na segurança de vôo :
ÉTICA
A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) e tem a seguinte definição para alguns autores :
“Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade”
Em vários artigos já publicados neste site descrevemos as responsabilidades de mecânicos, inspetores, responsáveis técnicos, operadores, administradores e autoridades da aviação civil.
Vejam quantas pessoas de diversas áreas estão envolvidas com a segurança de vôo e se relacionam diariamente para que o sistema de segurança de vôo funcione da melhor maneira possível, ou seja, protegendo a vida de milhões de usuários que utilizam a aviação como meio de transporte.
Neste relacionamento a ética é fator primordial para o perfeito funcionamento de todo este sistema. A falta de ética é, em muitos casos, a razão de acidentes e incidentes aeronáuticos, principalmente no que se refere à falta de caráter de profissionais que