estrategia e desenvolvimento da embraer
A Embraer é hoje uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, posição alcançada graças à satisfação dos seus clientes.
Com mais de 40 anos de existência, atuam nas etapas de projecto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança de sistemas.
Com escritórios e fábricas em várias partes do mundo e mais de cinco mil aeronaves vendidas em todos os continentes, são líderes no mercado de jatos comerciais com até 120 assentos, são a quinta maior fabricante de jatos executivos do mundo e a maior Empresa de soluções de defesa e segurança no Brasil.
A empresa afirma que a sua chave para o sucesso são os seus colaboradores. É a inteligência, a experiência e a dedicação de cada um dos 19 mil funcionários espalhados pelo mundo – somando mais de 20 nacionalidades – que mantêm a Embraer sempre na vanguarda tecnológica, reconhecida como sinónimo de inovação no mundo.
EVOLUÇÃO:
Em 19 de agosto de 1969 foi criada a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.
Com o apoio do Governo Brasileiro, nascia a Empresa que levou a ciência e a tecnologia produzidas em solo brasileiro a um dos maiores expoentes da indústria aeronáutica mundial.
A sua primeira missão foi produzir e comercializar o Bandeirante. Em seguida veio o pedido do Governo Brasileiro para fabricar o jato de treinamento avançado e ataque ao solo EMB 326 Xavante, sob licença da empresa italiana Aermacchi. Outros desenvolvimentos que marcaram o início das actividades da Embraer foram o planador de alto desempenho EMB 400 Urupema e a aeronave Agrícola EMB 200 Ipanema.
Ao final da década de 1970, o desenvolvimento de novos produtos – como o EMB 312 Tucano e o EMB 120 Brasilia, seguidos pelo programa AMX, em cooperação com as empresas Aeritalia (hoje Alenia) e Aermacchi – permitiram que a Empresa atingisse novo patamar tecnológico e industrial.