Investigação de acidentes aeronáuticos
INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA
DIVISÃO DE ENSINO
::: SEÇÃO DE AVALIAÇÃO :::
TRABALHO AVALIADO INDIVIDUAL
SO Nilson Luiz Pires de Souza - 1º/2º GT
CIMA 2/2014
TRABALHO EXTRA CBI
GUARULHOS, 2014
1
INTRODUÇÃO
Uma aeronave é construída a partir de diversos tipos de materiais diferentes. Os projetos
de engenharia aeronáutica bem sucedidos lançam mão de inúmeros tipos de materiais na concepção do avião.
A partir do momento que se dá uma ocorrência aeronáutica, há a
necessidade da interpretação minuciosa do comportamento da mesma durante a sequência de eventos que resultaram no ocorrido, seja ocorrência de solo, incidente aeronáutico, incidente aeronáutico grave, incidente de tráfego aéreo ou acidente aeronáutico. Muitas vezes a importância da origem do material aeronáutico é desprezada, talvez pelo pequeno tamanho ou pela impressão superficial que não faz muita diferença. Entretanto a segurança e a eficiência da operação de uma aeronave depende de uma correta seleção e uso adequado do material de aviação, assim como o conhecimento e a utilização dos processos adequados a esse material. A maior parte dos itens é identificada por números de especificação, conhecidos por PN (part number), ou ainda pelo nome do fabricante.
O papel do inspetor de manutenção aeronáutica é da maior importância nesse contexto interpretativo, seja em ações preventivas, ações corretivas, como também no desenvolvimento de uma investigação de ocorrência aeronáutica, auxiliando os trabalhos de uma CIAA.
2
A AÇÃO DO INSPETOR EM CARÁTER PREVENTIVO
A prevenção de acidentes aeronáuticos é o conjunto de atividades destinadas a impedir a ocorrência de eventos desastrosos, evitando perdas irreparáveis de vidas humanas e de recursos materiais que ocasionarão custos à operação e à confiabilidade do sistema aeronáutico do Brasil.
Ao se tratar de prevenção de acidentes aeronáuticos não se deve reportar somente ao homem ou às