manutencao das relaçoes
Vivemos num mundo diversificado e cada vez mais competitivo, repleto de mudanças, dificuldades e problemas, onde devemos estar em constantes adaptações. Há algum tempo atrás as pessoas eram vistas apenas como recursos de produção, seres que não pensavam e só produziam, sem valorização profissional. As organizações não se preocupavam com o bem estar das pessoas. Neste contexto, as organizações devem estar preparadas e atentas para seus colaboradores e, consequentemente, para suas motivações e percepções, pois o capital humano é um conjunto de habilidades, atitudes, competências, conhecimentos e imaginação dos colaboradores de uma organização, e os papéis da gestão de pessoas são atrair, reter, desenvolver e motivá-los, para que eles possam ser parceiros da empresa capazes de conduzi-la ao sucesso.
Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração pela gestão de pessoas para um bom relacionamento entre os colaboradores para que consequentemente seja alcançado os objetivos organizacionais, que são eles: relacionamento entre pessoas e organização; desenho de um programa de relações com empregados; disciplina; aconselhamento de funcionários e administração de conflitos.
Relacionamento entre pessoas e organização
O alinhamento das pessoas, seus desempenhos e competências às estratégias do negócio e às metas organizacionais é hoje condição básica para que os gestores sejam bem-sucedidos em suas atividades. Dentro destes aspectos, o relacionamento entre organização e as pessoas que nela trabalham trona-se um aspecto de extrema importância.
Os gerentes têm que supervisionarem seus subordinados, onde a maioria requer atenção e acompanhamento, pois enfrentam várias contingências internas e externas e estão sujeitos a problemas pessoais, familiares, financeiros, de saúde, dentre outros. São problemas variados que afetam o desempenho das pessoas. Algumas pessoas conseguem administrar tais problemas por conta própria,