Manuscritos econômico-filosóficos
Estudo do texto “Manuscritos Econômico-Filosóficos”
Karl Marx
Palavras-chave e teia de significados:
Autenticidade:
Dicionário filosófico: A vida é autentica quando tem sentido e é emocionalmente apropriada. A autenticidade é contrastada, sobretudo com a inautenticidade, ou alienação: um estado em que a vida, destituída de objetivos e de responsabilidade, é despersonalizada e desumanizada.
Alienação:
Dicionário marxista: No sentido que lhe é dado por Marx, ação pela qual (ou estado no qual) um indivíduo, um grupo, uma instituição ou uma sociedade se tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados [1] aos resultados ou produtos de sua própria atividade (e à atividade ela mesma), e/ou [2] à natureza na qual vivem, e/ou a outros seres humanos, e – além de, e através de, [1], [2] e [3] – e também [4] a si mesmos (às suas possibilidades humanas constituídas historicamente). Assim concebida, a alienação é sempre alienação de si próprio ou auto alienação, isto é, alienação do homem (ou de seu ser próprio) em relação a si mesmo (às suas possibilidades humanas), através dele próprio (pela sua própria atividade). E a alienação de si mesmo não é apenas uma entre outras formas de alienação, mas a sua própria essência e estrutura básica. Por outro lado, a “auto-alienação” ou alienação de si mesmo não é apenas um conceito (descritivo), mas também um apelo em favor de uma modificação revolucionaria do mundo (desalienação).
Dicionário de Filosofia: A alienação (do alemão Entfremdung, que também pode ser traduzido por afastamento) exprime sobretudo a idéia de algo que está separado de outra coisa ou que é estranho a essa coisa: estou alienado de mim na medida em que não posso compreender ou aceitar a mim mesmo; o pensamento está alienado da realidade, pois a reflete de forma inadequada; estou alienado de meus desejos uma vez que eles não são autenticamente meus, sendo antes impostos a mim do exterior;