MANUSCRITOS ECÔNOMICO- FILOSOFICOS
CAMPUS DO PANTANAL/CPAN
CURSO: PSICOLOGIA
ACADÊMICA: RAÍSA RUIZ DE BARROS
RESENHA: MANUSCRITOS ECÔNOMICO- FILOSOFICOS
CORUMBÁ, MS 2014
Karl Marx foi um filósofo e revolucionário alemão. Criou as base da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Nasceu em Tréves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França, no dia 5 de maio de 1818. Em 1935 concluiu o curso ginasial no Liceu Friedrich Welhelm. Ainda nesse ano e boa parte de 1836, karl estudou Direito, História, Arte e Literatura na Universidade de Bonn.
Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vornaerts", em Paris. As opiniões desagradam o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Marx e Engels. Em fevereiro é obrigado a sair da França e vai para a Bélgica.
Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa. No Segundo Congresso da Liga, são solicitados para redigir um manifesto.
No dia 21 de fevereiro de 1848, com base no trabalho de Engels, Os Princípios do Comunismo, Marx escreve o "Manifesto Comunista". Pouco tempo depois, Karl e sua mulher são presos e expulsos da Bélgica.
Depois de vários exílios e privações, Max finalmente se instala em Londres. Apesar da crise, em 1864 funda a "Associação Internacional dos Trabalhadores", que fica conhecida como "Primeira Internacional". Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas críticas à economia capitalista.
Ao escrever "Crítica ao Programa de Gotha", condena o programa que o partido socialista alemão