Meu nome e radio
Adaptado por Geysa Chaves do artigo “ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO da UFPE”.
Administração de Sistema de Informação e sua importância para os cursos de graduação em Administração de Empresas
Face às mutações ocorridas no plano geopolítico, tecnológico e mercantil, as organizações para se manterem competitivas em mercados cada vez mais complexos e exigentes passaram a demandar cada vez mais por tecnologias avançadas de informação, bem como por profissionais altamente qualificados que atendam as necessidades emergentes.
O uso eficiente de novas tecnologias passou a ser um elemento determinante para o aumento da competitividade organizacional. No que diz respeito à área de administração, como a evolução da informática, por exemplo, o gerenciamento eficiente das informações passou a ser uma importante rotina para a tomada de decisões nas empresas.
As empresas diante dos novos cenários passaram a buscar maciçamente a obtenção de maior competitividade, minimização de custos e agilidades no processo decisório, através da aquisição de equipamentos computacionais no sentido de informatizar de forma crescente suas rotinas de trabalho.
A crescente informatização das rotinas de trabalho, por sua vez, passa a exigir um novo perfil dos profissionais com formação em Administração. Estes, devido a grande quantidade e complexidade dos dados a serem processados nas instituições, necessitam efetivamente terem uma maior capacidade de gerenciamento da informação.
As organizações por serem sistemas sócio-técnicos, dinâmicos, constituídos por subsistemas interdependente, cuja quantidade de dados a serem processados se apresenta cada vez maior no instante que aumentam sua participação nos mercados competitivos, demandam intensamente por profissionais habilitados a gerenciarem a informação, de forma a tê-la como o melhor suporte para uma tomada de decisão