Manufatura
Os processos produtivos e as suas principais características
As empresas industriais têm de organizar a sua produção da forma mais eficiente possível: servir o cliente, aproveitar economias de escala, reduzir custos e manter elevados níveis de qualidade da produção são os principais objectivos. Quais são os principais processos produtivos e como se organizam?
Linha de montagem (Assembly line): Processo dominado pelo produto. O poder das máquinas e o do pessoal são coordenados numa sequência fixa, ordenada, que se move continua e uniformemente. O trabalho, não especializado, é dividido em tarefas repetitivas. O fluxo de produção é fluido, lógico e eficiente, mas não flexível. A capacidade de uma linha de montagem é determinada pelo engarrafamento: o ponto em que a linha vai abrandar ou parar.
Fluxo em lote (Batch flow): Configuração mista em que um só produto é fabricado. Por razões económicas, é montado um lote (batch) em vez de um só item. Os lotes tendem a resultar em níveis mais elevados de inventário pois a produção não se baseia em requisitos reais. 0 fluxo em lote é um compromisso entre a produção em massa, na linha de montagem, e o artesanato ou trabalho manual.
Fluxo continuo (Continuous flow): O mesmo princípio da linha de montagem, mas o fluxo é verdadeiramente contínuo porque a matéria-prima é fluida e circula num tubo, e não numa linha de montagem. O engarrafamento surge literalmente no ponto em que o tubo é mais estreito.
Sistemas Produtivos Flexíveis (FMS, Flexible Manufacturing Systems): Ferramentas controladas por computador e sistemas de manuseamento de materiais são integrados, controlados e programados centralmente. O FMS funciona com maior eficácia quando produz uma grande variedade de componentes em pequenos lotes. A produção flexível é apelativa porque os ciclos de vida do produto estão a declinar e as preferências dos clientes por produtos à medida estão a aumentar. Este