Ponte de westone
2. Fundamentos Teóricos
A ponte de Wheatstone é usada para calcular uma resistência cujo valor é desconhecido.
Na figura 01, R1, R2, R3 e R4 são resistores, sendo R2 e R4 um reóstato. Esta é um resistor cujo valor de resistência pode ser variavel. A é um amperimetro e ε é uma fonte de tensão contínua.
O método de medida baseia-se na comparação de resistências conhecidas com resistência cujo valor é desconhecido e deve ser calculado.
Para se conseguir a medida, deve-se “equilibrar” a ponte, o que se consegue por um ajuste conveniente das resistências até que o Amperimetro não indique nenhuma deflexão (I = 0), sendo então nula a corrente no ramo CD. No caso da figura 01 o ajuste é feito no reóstatocolocando entre os pontos A e B, movendo-se o seu cursor até que o Amperímetro indique uma corrente igual a zero.
Na situação de equilíbrio, o potencial do ponto C é igual ao pontencial do ponto D. Quando a ponte está em equilíbrio, a corrente i1 que atravessa o resistor R2 é a mesma que atravessa o resistor R3 e a corrente i2 que atravessa o resistor R2 é a mesma que atravessa o resistor R4..
Aplicando a definição de resistência, para os resistores R1 e R2 e sendo as d.d.p. nos trechos AC e AD respectivamente, VA – VC e VA – VD, temos:
VA – VC = R1i1 e VA – VD = R2i2. (1)
Analogamente, nos trechos CB e DB, temos:
VC – VB = R3i1 e VC – VD = R4i2. (2)
Como no equilíbrio da ponte VC = VD, obtemos das relações (1) e (2) anteriores que:
R1.R4 = R2.R3
Logo, [pic]
3. Material Necessaário
• 1 Fonte de Corrente Continua
• 1 Amperimetro
• 1 Reóstato
• 3 Resistores comuns
• Cabos
4. Procedimento Experimentral
1. Monte o circuito da figura 01;
2. Coloque o cursor do reóstato no ponto médio;
3. Coloque a chave selectora da