Manufatura
A manufatura é o termo utilizado para designar a transformação da matéria-prima em um produto final, para a comercialização, seja como produto ou prestação de serviços.
A manufatura veio desde a época das cavernas, porém os indivíduos não definiam a transformação de todo ou qualquer objeto e alimento por esse termo “manufaturado”. A fabricação se produz sob todos os tipos de sistemas econômicos. O processo pode ser manual (origem do termo) ou com a utilização de máquinas.
Com o processo da manufatura e a criação de produtos, faz com que a economia cresça e as pessoas possam ter lucros com a comercialização dos mesmos.
Antes da Revolução industrial os produtos eram manufaturados à mão, pois não existiam máquinas para fazer esse trabalho, ou seja, o trabalho era artesanal.
Atualmente o termo “produto manufaturado” só é utilizado para referir ao bem produzido de forma industrial, ou seja, por meio de máquinas.
A EVOLUÇÃO DA MANUFATURA
A manufatura surgiu durante o período de 1765 e 1815 com a Revolução Industrial. Foi o resultado do surgimento da tecnologia com o trabalho manual dos artesãos na época.
Após a Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas, foi possível que os produtos manufaturados fossem produzidos em grandes quantidades com um menor tempo de produção; e isso significou um grande avanço no processo de bens.
E com o passar dos anos a tecnologia foi avançando cada vez mais:
1765: o engenheiro escocês James Watt aumenta a eficiência do motor a vapor ao introduzir o condensador na máquina de Newcomen;
1768: o inventor inglês Sir Richard Arkwright cria uma máquina de fiar avançada para o período, aumentando significativamente a produtividade;
1793: o engenheiro norte-americano Eli Whitney cria o descaroçador de algodão.
Após esse acontecimento uma grande mudança na economia surgiu neste período, a maneira de como era produzida, distribuição, forma, conteúdo e conceito de trabalho foram mudadas juntamente com a