manufatura
A fabricação se produz sob todos os tipos de sistemas econômicos. Em uma economia capitalista, a fabricação é dirigida normalmente à elaboração de uma série de produtos que serão comercializados com a obtenção de lucro. Em uma economia coletivista, a fabricação esta frequentemente dirigida por uma agência estatal. Nas economias modernas, a fabricação ocorre sob algum grau de regulação governamental.
Até cerca de duzentos anos atrás, a maioria dos produtos era feita em casa ou em pequenas oficinas. Eles eram confeccionados um a um, manualmente. No século XIX, a Revolução Industrial mudou a maneira como eram feitos os produtos. Os fabricantes construíram as manufaturas, ou fábricas, que substituíram as pequenas oficinas e que eram capazes de fazer milhares de produtos rapidamente e de forma econômica. Assim, o preço das mercadorias caiu e as pessoas puderam variar mais seu consumo.
Porém, um grande número de operários trabalhava nessas fábricas por longos períodos, em um ambiente desagradável, muitas vezes perigoso, e recebendo baixos salários. Os trabalhadores logo se organizaram e criaram movimentos trabalhistas para exigir melhores condições de trabalho.